Tudo sobre fabricação de embalagens plásticas
A fabricação de embalagens plásticas recicláveis é feita através de um processo químico que utiliza amido vegetal e plástico. Estamos tão acostumados a ver plástico em tudo o que utilizamos que não nos damos conta de como ele é fortemente inserido em nosso dia a dia.
A indústria utiliza as embalagens plásticas para armazenar alimentos, bebidas, maquiagens e outros produtos, mas também existem as embalagens que são utilizadas para auxiliar no transporte de mercadorias e no seu empilhamento. Cada tipo de plástico e de embalagem é utilizado para uma determinada função.
Como é feito a fabricação de embalagens plásticas?
Qualquer tipo de material reciclável pode se tornar uma embalagem plástica. Veja abaixo:
- Garrafas PET;
- Embalagens de shampoo;
- Brinquedos de plástico.
Como dito anteriormente, para se ter uma embalagem reciclável é necessário um processo químico, que só foi possível graças a anos de pesquisa e de investimento. Ano após ano, são retirados diversos tipos de plásticos dos oceanos e por isso, as embalagens recicláveis são fundamentais, pois elas se decompõem em seis meses, em média. Um tempo razoavelmente rápido, quando comparamos com uma embalagem não reciclável.
Marketing, meio ambiente e as embalagens plásticas
Por ser um produto de baixo custo, as embalagens plásticas permitem que as empresas divulguem seus nomes de forma simples, mas eficiente. Entretanto, é de responsabilidade de quem compra sacolas plásticas de verificar se são recicláveis ou não. Ter embalagens recicláveis em sua empresa pode ser um grande auxílio no marketing, pois muitos clientes buscam comprar de empresas que possuem as mesmas visões que ele.
É preciso estar atento às novas tecnologias e se adequar ao mercado, ainda que a fabricação de embalagens plásticas seja muito importante para a indústria, pois sem elas o armazenamento e o transporte de certas mercadorias seria comprometido. Por isso, ter uma embalagem plástica de qualidade não deve ser encarado como um custo, mas sim como um investimento, pois o primeiro contato que o cliente tem com uma determinada empresa é através da embalagem e por isso, oferecer um produto de qualidade é fundamental para se fidelizar o cliente.